13 de jan. de 2010

Matéria no jornal AGORA SP

LANÇANDO DISCO AO VIVO, O RAPPER FALA SOBRE SEUS PLANOS PARA ESTE ANO.

O ano de 2010 chega cheio de novidades para o rapper Dexter. O músico acaba de lançar “Dexter e Convidados”, registro do show que fez em abril do ano passado, na quadra da escola de samba Unidos do Peruche, e prepara um DVD da mesma apresentação, um CD de inéditas e uma biografia. O rapper, que foi do extinto 509-E, cumpre pena por roubo há 12 anos e está hoje em Hortolândia (SP). Em entrevista ao Agora, feita pormeio de sua assessoria de imprensa, ele fala sobre esses planos e a polêmica como filme “Entre a Luz e a Sombra”. Dexter é um dos personagens do documentário, que estreou em novembro do ano passado, e critica a forma como foi mostrado na produção seu relacionamento com Sophia Bisilliat, tambémpersonagemdaobra. (Marina Yakabe)

Agora - Como será o DVD do show na Peruche?

Dexter - Iremos trabalhar comtodo o contexto, desde bastidores até organização e músicas. Foi maravilhoso ter reunido todos os meus amigos no mesmo palco [veja os convidados na página ao lado]. Estamos trabalhando para lançar após o Carnaval.

Agora - Você tem projeto de lançar neste anomaterial inédito?

Dexter - Sim, colocarei um CD inédito na rua. Serão aproximadamente 12 músicas e algumas participações. Tem também uma biografia parcial. Digo parcial pois tenho certeza de

que viverei muito depois do lançamento. Espero lançá-la em2010.

Agora - Como você consegue se fazer presente entre os ídolos do rap nacional estando longe dos seus fãs e não podendo fazer shows?

Dexter - Fico muito feliz em saber que meu nome carrega esse peso. Sempre quis fazer com que as pessoas, além de entenderem a proposta de minhas músicas, conseguissem entrar em cada história. Todas as pessoas da periferia que sofrem com as mazelas do sistema têm uma maneira de extravasar seu sentimento. A minha é escrevendo. Tenho no rap um amigo incomparável, o rap salvou a minha vida. Talvez tudo isso seja exatamente o necessário para que meu nome esteja tão presente, apesar das adversidades.

Agora - Você se interessa em saber de lançamentos musicais? Como faz para se atualizar?

Dexter - Obviamente, o local onde me encontro é de difícil acesso. Tenho a possibilidade de escutar a 105 FM, porém não me prendo muito. O programa “Espaço Rap”, infelizmente, não toca tantas coisas novas. Eu não saberia dizer se é uma questão da rádio ou dos próprios rappers, que não lançam músicas periodicamente. Ao longo desses 12 anos aqui tenho desenvolvido meu trabalho sem essa condição, e tem dado certo. Consigo fazer minhas músicas, minhas levadas e diria até, sem pretensão, é claro, de uma maneira peculiar. Influência musical é bom, mas às vezes atrapalha.

Agora - Como é a sua rotina? O que você está lendo?

Dexter - A rotina prisional em si é massacrante, não existe uma política legítima de ressocialização, aqui pouco se estuda e pouco se trabalha. Deus me deu uma mulher maravilhosa, que tem sido minha base, amigos que se importam comigo, força de vontade, paciência e muito discernimento. É o que faz com que eumemantenha vivo. A leitura é imprescindível, faz enxergar novos horizontes e manter a mente sã, é uma arma. Leio muito a Bíblia e, no momento, “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault, alémdo Código Penal.

Agora - O que exatamente o incomodou no filme “Entre a Luz e a Sombra”? Você já pensou em fazer um filme sobre a sua história?

Dexter - São dois pontos: 1 – Quem lê a sinopse do filme pode entender que aquele relacionamento [com Sophia Bisilliat] teve uma duração de sete anos, o que não é verdade. As

gravações não me acompanharam por todo esse período. As informações são confusas, e isso fez com que pessoas e grandes veículos de comunicação entendessem e divulgassem erroneamente. Esse breve relacionamento aconteceu em 2000. Já em 2001 passei a me relacionar com outra pessoa, com a qual me casei em 2002. Eu e a Patrícia estamos juntos há oito anos e três meses. Amo minha mulher, temos um relacionamento maravilhoso. 2 -O fato de a produtora não ter me mostrado o produto final nem me consultado.

Quanto a produzir um filme sobre minha história, não tenho interesse.

Agora - Como você recebeu a notícia do prêmio no Hutuz? [o disco ‘Provérbios 13’, do 509-E, levou o prêmio demelhor álbumdo século]

Dexter - Recebi com grande alegria! Minha mulher veio me visitar e me disse. Saber que uma semente plantada há dez anos só me deu bons frutos é gratificante ao extremo.

Agora - Você tem ideia de quando ganha a liberdade? O que quer fazer quando sair daí?

Dexter - Minha advogada está trabalhando para que isso aconteça o mais rápido possível. Algumas coisas em relação à Justiça são injustas e demoradas, porém, logo minha liberdade

será fato. Conto com a mobilização popular, com participações em meu blog www.oitavoanjodexter.blogspot.com). A primeira coisa que quero fazer quando atravessar os portões é agradecer a Deus, tirar meus calçados, pisar na terra, abraçar minha mulher e beijá-la como nunca.


PS- Quero Agradecer ao jornal AGORA SP pela oportunidade e em especial a jornalista (Marina Yakabe) pelo profissionalismo, ética e consciência social.

21 comentários:

  1. Show mesmo, como fala o nome do caderno.
    Acho que seu trabalho vai contribuir muito para a imagem do RAP.
    Bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Monstrão a reportage
    Falo tudo
    Sacanage que num fikei sabeno antes pra compra e guarda
    So seu fã
    Felicidadi pra vc
    Salve Moleke
    Diguinho Equipe só loko

    ResponderExcluir
  3. Estevan e Diguinho
    Obrigado pelos comentários, sempre bom saber da identificação que vocês tem pelo meu trabalho.
    Mês que vem outras matérias sairão, tentaremos manter a todos informados de onde, quando sairá. Fiquem atentos!
    Ótimo 2010 pra vocês, muita positividade, saúde e paz.
    Abração
    DEXTER

    ResponderExcluir
  4. poo, grande alegria q estou aki, pra desejar
    um Ano de conquista, e batalha.
    comprei o cd seuu q tem musica de 1º qualidade
    parabenizar pelo reconhecimento, que vooc tem mesmo não estando na ruua. e que essa batalha continue, mas continue como se fosse a coisa mais simples como ao pisar na areia :*
    salve aki doo lukkas! + um Interiorano!

    ResponderExcluir
  5. Salve Dexter...
    Como vc já disse anteriormente:
    "Portas se abrindo em alta rotatividade!!!"
    Boa sorte Guerreiro, que Deus ilumine seu caminho cada vez mais!!!

    Abraços do Fábio - Diadema...

    Tamu junto!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu anjo,

    Parabéns pela vitória.Vc merece !!! Glória a Deus!
    Esse ano será um ano de realizações em nossas vidas!

    Amo vc!

    Patricia Omena

    ResponderExcluir
  7. Doido, cara de mau é poko.
    Mas é issu memo, cara feia pro sistema.
    Felicidade

    ResponderExcluir
  8. Emocionante a matéria.

    Estava no Peruche aquele dia. O show foi monstro, merece registro mesmo. Clima da hora, rapazeada em peso, só participação cabulosa, foi impagável.

    Aguardo frenético o DVD.
    Liberdade e paz, mano.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Matéria muito chique
    muito boas as perguntas e melhor ainda as respostas
    Boa reporter e boa Dexter
    abraço

    ResponderExcluir
  10. aee dexter;. torcendo por ti aee gurreiro!

    parabens ae pelo cd, e aguardo ancioso o seu dvd!

    firmão guerreiro!
    H.aço

    Salve Salve!

    ResponderExcluir
  11. Dexter - Ativista Alado

    Anoiteceu...
    Assalto armado.
    Apanhado, acabou apunhalado, arrastado, algemado.
    Alguns afirmaram: aprisionado até apodrecer.
    Agonia, abatimento, aflição. Apatia, angústia, apreensão.
    Abandono, atraso, atrito. Amargura, abismo.
    Ante as adversidades, acreditou.
    Animou, aspirou avançar, almejou.
    Aprendeu, aprendeu, aprendeu.
    Alternativa às armas, amadureceu a arte.
    Aprimorou a alta aptidão. Agregou asas, auréola. Anjo, ascendeu.
    Auto-determinado, aproveitou amigos, alianças, aliados.
    Agora? Afamado ativista. Anti-reacionário, alternativa à aristocracia.
    Avesso à arrogância, adversário à alienação.
    Adepto à atitude apresentando apologia ao amor.
    Antídoto ao arbitrarismo, ameaça às atrocidades.
    Ataque a autoridades, atentado ao apartheid.
    Aprovado, adimirado, aplaudido, aclamado.
    Amanheceu...

    Autoria: André

    ResponderExcluir
  12. Não entendi.
    Pensei q vc já estivesse em liberdade.
    Então no show da Peruche vc estava só de saidinha?
    Foi o melhor show que vi.
    Parabéns a vc e a sua esposa, pois não é fácil caminhar ao lado de uma pessoa q está longe. Tem que ter muita força e amor.

    Abraços.

    Ana Droga.
    Jacareí - SP

    ResponderExcluir
  13. salve meu parceiro como vc esta meu guerreiro é aluta a vontade é afé évontade de mostrar que um homen que tem fé nunca é derrotado vc é parti disso vc luto busco de dentro de vc uma esperança é foi atraz de um ernaquia falo ésse mano ta derrotado mais deus falo é pois amâo é disse filho hj tudo vai mudar aliberdade vai chegar é com éla sua esperança de mudar varios fator na sua vida mano so seu fâ ] so amigo do adonais bispo da luz do estaçâo hiphop é acopanho vc amuito tenpo vc é uma prova viva do rap acredito que podia mudar é hj vc tai lançando mais um cd ísso é maravilhoso mesmo so de bauru sp alanoliveira78@hotmail.com é gostaria de tar representando vc aqui em bauru divulgando seu cd é dvd abraço mesmo paz saúde é muitas vitoria

    ResponderExcluir
  14. Salve Oitavo Anjo...que da hora ver vc vestindo Suburbano Convicto...satisfação total pela humildade e respeito...esse ano será de glórias meu mano...aqui da Baixada Santista oramos por força...paz e luz na sua caminhada...as quebradas lhe esperam...forte abraço tiu.

    Tubarão Dulixo - Marapé / Santos - SP

    www.dulixo13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. quando vai sai o dvd dexter e convidados

    ResponderExcluir
  16. e ai dexter um salve mano, tenho certeza que esse dvd vai ser de extremo sucesso assim como tambem seu cd , admiro muito suas musicas e sua humildade como pessoa,te mando um abraçao e cada vez mais sucesso, fica na paz

    Tarcisio Cunha , Manaus

    ResponderExcluir
  17. BOA MEU PARCEIRO ESTAMOS MUITO CONTENTE COM A SUA VITORIA ESTAMOS AQ TORCENDO POR VC E ESPERANDO UM SHOW AQ EM PIRACAIA UM ABRAÇAO DE SEU PARCEIRO ZOIO PIRACAIA JAMILLE E MAQRIA PAULA E PEDRO HENRIQUE

    ResponderExcluir
  18. no dia do tao aguardado show do dexter,sai do trampo fui pra casa,me troquei nen descancei e fui.....nao me arrependi.....foi D++++++++.......ficou pra historia.ainda mais que passei mal e tive que ir embora depois de um tempo la,mas depois de um mes descobri o por que.....estava gravida do meu querido filho que hoje esta com 8 meses que no começo da sua vida,lutou bravamente pela sua vida,como um anjo,...venceu e hoje e a alegria de todos......e que Deus ilumine,abençoe,e garanta muitas Vitorias,a voce e toda sua familia DEXTER.....FICA COM DEUS......

    ResponderExcluir
  19. É isso mesmo meu querido passar pela estrada do sofrimento e sair ileso fisicamente e pscológicamente é um dom dos guerreiros dotados de caracter firmeza rapaz ...
    o seu som é muito louco faz malandro refletir e pensar um pouco a mais na vida ....
    assim que me senti quando ouvi seu cd com os convidados
    paz paz paz
    tiago santo andre parque das naçoes

    ResponderExcluir
  20. Salve Dexter *--*
    Por ser mulher muitos tem preconceito por eu gostar de rap e pãns, mas a real é só quem já passou pelo sofrimento entende e sente o que suas musicas representam, de verdade MELHOR que o seu som não existe! Meu namorado foi preso, e eu caminhei do lado dele no tempo em que ele ficou atras dos muros, e quando comecei a ouvir suas musicas me encontrei, rs. Elas arrepiam, voce consegue se expressar muito bem.
    Fica aqui meus parabens, e SUCESSO pra voce guerreiro; porque voce merece!

    (..) atire a pedra quem nunca errou! .

    e o importante é isso: errar, ter a chance de corrigir e prosseguir na paz, dando valor pra quem realmente correu do seu lado!

    Beijos, é nois :D

    ResponderExcluir
  21. Acabei de assistir o seu filme de toda a sua trajetória de vida. Força cara!!!Força cara!!!
    Vc não vai ser vencido pelo sistema, após de lhe conhecer vc vai esta sempre na minha oração......fé, fé!!!

    ResponderExcluir