16 de abr. de 2011

No Projeteto, oficina de fotografia!!!

Nesta semana trabalhamos com a linguagem da Fotografia, como parte do processo de apropriação dos meios dos participantes do Projeto Como Vai seu Mundo, através de uma oficina ministrada pela parceira Mariana Clini Diana.
A oficina iniciou com uma abordagem sobre a importância da fotografia na história da humanidade, trazendo exemplos e fomentando a participação dos reeducandos a partir da análise destas imagens:


Na sequência foi proposto pela mediadora uma atividade de análise de fotografias, tentando coletivamente entender o olhar e a mensagem do fotógrafo com sua obra, o objetivo deste momento foi mostrar quantas possibilidades diferentes e quanta informação uma foto carrega. Para isso passamos em mãos estas imagens, seguindo da discussão coletiva sobre as percepções sobre cada uma delas:



A partir deste trabalho de preparação, os participantes foram divididos em quatro grupos onde tinham como tarefa discutirem e depois fazerem fotografias como meio de se expressar, contestar, ou mesmo documentar algo. Foi um momento altamente produtivo pela qualidade criativa, pela apropriação da tecnologia e pela experimentação de se empoderar por meio do conhecimento intelectual.


Esta atividade teve uma grande repercussão interna, os reeducandos que não participam do projeto ficaram muito instigados com a rotina diferente já que câmeras não entram nos estabelecimentos carcerários.
Foram produzidas mais de 50 fotos com uma grande preocupação com o conteúdo e temática que tratou de assuntos como liberdade, esperança, opressão, morte, vida, fé, entre outros.
Os participantes do projeto estão muito entusiasmados com esta fase prática, com as potencialidades e ganhos de conhecimento que vem adquirindo e com isso percebemos que estamos alcançando os objetivos traçados no planejamento do projeto.

Na próxima semana trabalharemos com uma oficina de produção audiovisual, continuando os trabalhos no mês que temos como foco a apropriação das linguagens e dos meios de comunicação.

2 comentários:

  1. Muito bom esse tema. A fotografia é um meio de expressão extremamente poderoso. Ela se comunica em qualquer língua. Parabéns, Dexter.
    Um forte abraço e sucesso a todos.

    Juca Guimarães
    repórter do jornal Diário de S.Paulo

    ResponderExcluir
  2. todo empenho de ativar a alto estima do reeducando, é sempre bem vinda, é lamentável que estes empenhos partem somente de alhuns poucos que visitam e conhecem o mundo dentro de um presídio, pois lá dentro existem muitos talentos que foram sufocados pela Sociedade, e ela mesma impede que retornem para ela.
    parabéns DEXTER, não estamos aqui por uma simples passagem, mas sim em ajudá-los em guiar para um novo mundo, pois muitos aqui fora, não sabem responder::: Como Vai Seu mundo.
    abraço

    ResponderExcluir