8 de abr. de 2011

Noticias do Projeto Como vai seu Mundo


Na última quarta-feira, demos início a 2° fase do Projeto Como Vai seu Mundo. Passamos da etapa dos depoimentos e vivências, para a apropriação de linguagens que facilitarão a comunicação e as relações sociais. Foi trabalhado nesta data uma oficina de rádio com o especialista Julio Suñe que possibilitou aos reeducandos a 1° experimentação prática de todos os participantes do projeto que divididos em grupos, desenvolveram um roteiro, escolhendo um gênero radiofônico a ser trabalhado, assim como a pauta do programa. Foi apresentado aos participantes o que são gêneros radiofônicos, pauta, roteiro, vinhetas, spots, entre outros elementos que estruturam uma rádio. Foi demonstrado a facilidade para criar e utilizar este recurso, assim como sua força e como meio de mobilização e disseminação de idéias e informações.

Os grupos tiveram então 1 hora para discutir coletivamente a idéia e criar sua rádio, foi um momento de grande reflexão, diálogo e criatividade. Um grupo realizou uma rádio sobre esportes radicais com entrevistas e repórteres em vários lugares do Brasil, já o outro fez um programa voltado a uma questão interna da penitenciária que nos últimos dias vem incomodando demais os participantes, é dar voz a quem nunca pode falar! É isso que eles aprenderam, “tudo o que disser será usado contra você no tribunal”...


Após finalizarem a produção, partimos para a exibição e gravação, já que fizemos ao vivo, sem cortes ou repetições. O resultado ficou muito bom, confirmado pelos participantes nos depoimentos de avaliação da atividade. O que foi dito emocionou muito a todos presentes.

“Já estou aqui há mais de um ano e pela primeira vez saí daqui de dentro mesmo estando aqui”

“A comunicação é a chave que abre qualquer tranca”


Na próxima semana teremos oficina de fotografia, dando continuidade ao foco de experimentação de Linguagens...


Du Bustamante
Coletivo PESO @PSpeso

Um comentário:

  1. Salve salve !
    Eis Que Tive um pensamento naquele dia 11 de Abril de 2009, Quando na Quadra Do Peruche Vi ali Grande parte Da NATA do RAp Nacional reunida e A celebração do Poder de Um SOm,da Sintonia que é O RAP,ali pensei que Poderiam ocorrer Mudanças,Positivas e Firmes Para A Gigantesca e Maioral População, que VÊ No ritmo o combustivel certo pra Continuar batalhandO! Elas Estão Chegando Graças a DEUS Ocorrendo ao seu TEmPO,Obrigado DEXTER por Contribuir desde Outrora como parte Fundamental pra que essas mudanças Ocorrecem!


    PAZ A TODOS DE BEM, QUE DEUS NOS ABENÇÔE!

    ResponderExcluir