29 de abr. de 2011

Oficina de vídeo no PROJETO COMO VAI SEU MUNDO


Nos dias 20 e 25 de abril foi trabalhada no PROJETO COMO VAI SEU MUNDO a linguagem do vídeo, o audiovisual como ferramenta de registro, de documentação, de expressão e de manifesto. A idéia no primeiro momento foi mostrar como os veículos de comunicação utilizam deste advento para educar, manipular e defender interesses, para entendermos do poder que acabamos abrindo mão quando negamos conhecer a produção midiática.
A responsabilidade pela mediação desta fase foi o Coletivo PESO, apresentando aos presentes vários vídeos, na intenção de provocar a vontade dos participantes em produzir mídia. Estes vídeos mostraram como os meios de comunicação de massa utilizam o audiovisual para manipular, formar e educar a população de acordo com os interesses dos produtores de mídia. 
Cada vídeo foi apresentado com um objetivo específico, porém na intenção de mostrar a força que esta linguagem e como podem se apropriar delas. Neste dia foi a oficina que antecedeu o feriado da Páscoa e os participantes estavam bem desestimulados e entristecidos por não saírem no indulto como era de costume, pois agora vigora uma outra proposta de benefício. Isso serviu de inspiração para a produção de um vídeo mostrando à sociedade coisas boa nestes cidadãos que são considerados como monstros por muitos.
No dia 25 (segunda-feira) iniciamos com a produção de um vídeo, partindo da discussão em grupo, da construção de um roteiro e a gravação.  O vídeo foi editado pelo Coletivo PESO entregue aos participantes do projeto. O resultado ficou muito bom e talvez em breve possamos compartilhar algo na internet.


Coletivo PESO @PSpeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário